Arquivo do blogue

02/12/08

Vestígio na Feira do Fanzine

Caro leitor, como pode ver, esta minha página apresenta um novo visual, mais atractivo. Essa mexida implicou alguma paragem, e consequentemente, atraso na actualização.

Nesse intervalo, muita coisa digna de registo aconteceu. Gostaria de destacar, por exemplo, a 9ª Feira Internacional do Fanzine, que decorreu entre os dias 7 a 15 de Novembro, na Casa Municipal da Juventude, em Casilhas, sita na outra margem do Rio Tejo, na capital portuguesa.


Porquê? Por duas razões fundamentais: primeiro, por ser a primeira vez que visitei este evento; e segundo, por ver ali a minha publicação “Vestígio” ser integrada numa amostra internacional, representando o continente africano. Pois, como devem saber, sou um fanzinista de origem africano e nesta edição de estreia apresento, entre outros, dois destacados autores de banda desenhada guineense: os irmãos gémeos, Fernando e Manuel Júlio.


O Fernando ilustrou uma história intitulada “Sem identidade”, escrita por mim, tendo com protagonista Dumbi Tongó, um jovem emigrante bem sucedido em Portugal, que caiu em desgraça após a morte da família na guerra civil do seu país, Guiné-Bissau. Uma ficção baseada em factos reais.
E o Manuel realizou “Mokus & Patéticus”, uma história humorística sobre dois vagabundos que não pensam noutra coisa a não ser no vinho. A dupla contraiu dívidas em todas as tavernas e clandós de Bissau. E montam todos os tipos de planos caricatos para matar a sede...

Sem comentários: