Arquivo do blogue

18/01/09

Popeye sopra 80 velas

Ar ridículo, problemático e consumidor voraz de espinafre, Popeye fez 80 anos, neste sábado, 17 de Janeiro. O popular personagem nasceu do lápis do ilustrador americano Elzie Crisler Segar que publicava pela primeira vez, no "New York Journal", numa série já com 10 anos, intitulada "Thimble Theatre" (O pequeno Teatro). Por isso, em 1931, a tira foi rebatizada "Timble Theatre Starring Popeye".
A partir de 1925, a série ganhou uma prancha dominical colorida, na qual Segar pode explanar o seu sentido de espectáculo e desenvolver narrativas longas, que combinavam cenários rurais e marítimos, a sede de aventura, a superstição, a magia e o medo do desconhecido.
“Segar continuaria a desenhá-lo até falecer, a 13 de Outubro de 1938, tendo Popeye prosseguido nos lápis de outros desenhadores, mas já sem os laivos de genialidade e provocação que Segar conferira à série”, sublinha Pedro Cleto, critico de BD no diário português Jornal de Notícias. Entre os continuadores, destaca-se Bud Sagendorf, genro e assistente de Segar desde 1932, que a "retomou com outros desenhadores até se tornar o seu principal responsável, de 1958 até à sua morte, em 1994". Desde então, o marinheiro de braços tatuados, com cachimbo no canto da boca, tem sido desenhado por Hy Heisman.
Em 1933, os estúdios Max Fleischer juntavam Popeye e Betty Boop no breve tempo de um desenho animado, para, em seguida, desenvolverem uma série com o marinheiro, que, até hoje, já protagonizou mais de 750 animações, na qual foi cimentada a sua actual imagem de marca: a força dependente dos espinafres.
Nos anos 60, foi a estrela de uma série televisiva e, em 1980, chegou ao grande ecrã, numa película dirigida por Robert Altman, que revelara Robin Williams, como Popeye, contracenando com Shelley "Olive" Duvall.
Desde o passado dia 1 de Janeiro, deste ano, Popeye passou ao domínio público na Europa, ou seja, qualquer pessoa pode utilizá-lo nos suportes que desejar (como jogos, camisolas e bonecos, não podendo chegar aos Estados Unidos da América), sob pena de incorrer em violação. Isto porque, a lei europeia considera que os direitos de autor caducam 70 anos após a morte do criador. Ao contrário dos EUA, onde chega aos 95 anos, após a data da criação, ou seja, a imagem de Popeye continua protegida lá, até 2024.
Para os especialistas, Popeye abre uma discussão sobre a forma de gerir uma normas que, no futuro, deverá atingir também personagens clássicos como Betty Boop, Mickey, Super-Homem, entre outros.

Sem comentários: